Política de Cobrança

Publicado em 5/02/2024
Política de Cobrança

Você já deve ter ouvido falar ou já sabe o que é e para que serve a Política de Cobrança.

Se já conhece, vale a atualização das informações, se não conhece vamos apresentar de uma forma clara e objetiva.

Fica conosco e boa leitura!

O que é política de cobrança?

Em poucas palavras, a política de cobrança é o resultado das ações planejadas para o recebimento de uma duplicata na data do vencimento.

Esse controle também engloba as medidas a serem tomadas em caso de atraso no pagamento, com regras específicas para cada situação, as medidas que devem ser adotadas para prevenir a inadimplência. E, ainda, quais serão as ações tomadas com clientes que faltaram com o compromisso. 

O planejamento é essencial para que as políticas de cobrança sejam muito bem realizadas em sua empresa. E uma parte fundamental desse processo é a elaboração de um manual estruturado. Esse documento é conhecido como a política de crédito da empresa, o qual deve conter um passo a passo de todos os procedimentos que devem ser seguidos pelos colaboradores, assim que perceberem que há contas em atraso.

 O segredo para minimizar o risco da inadimplência e aumentar as chances de receber dos clientes é manter uma boa política de crédito e cobrança.

De forma geral, as principais informações estão relacionadas a:

  • prazos oferecidos;
  • limite máximo de atraso;
  • penalidades adotadas (juros e multa);
  • parâmetros para renegociação da dívida;
  • formas de comunicação com os devedores.

O manual deve estar disponível para todos os funcionários. Dessa forma, haverá garantia de que toda a empresa age de maneira uniforme em relação às cobranças dos clientes. Isso trará eficiência, agilidade e, principalmente, organização aos procedimentos.

Uma política de cobrança eficiente é capaz de minimizar as perdas que sua empresa poderá ter com clientes inadimplentes. Contudo, ela por si só não é capaz de reduzir diretamente o número de clientes devedores.

Ao conceder crédito você deve saber que está correndo um risco calculado.

Nesse sentido, é importante tomar o cuidado de estabelecer algumas regras para orientar todo o procedimento de cobrança e recuperação de crédito.

É importante conhecer o cliente, conhecer seu perfil. Para isso, você precisa saber se ele é bom ou mau pagador. Analisar quantos dias, normalmente, ele leva para pagar ou de quanto tempo costumam ser os seus atrasos. Se o cliente em questão costuma atrasar uma semana, por exemplo, você já sabe que fazer contato antes disso só contribuirá para gerar um desgaste no seu relacionamento.

Verifique também se esses atrasos são recorrentes ou se é um fato isolado. 

Uma sugestão de estratégia que poderá ser adotada e deve ser definida na Política de Cobrança é o agendamento de datas para pagamento. Assim, você criará um compromisso — sem se esquecer de informar, é claro, dos juros que incidem sobre o pagamento em atraso

O objetivo da política de cobrança deve ser sempre chegar a um acordo para o pagamento da dívida.

Busque construir um relacionamento saudável com clientes por meio do desenvolvimento de uma política de cobrança eficiente

Importante lembrar é que, a Política de Cobrança, assim como qualquer outra política de uma empresa, deve ser clara, objetiva focada e viável para o negócio. Não resolve elaborar a melhor Política de Cobrança se ela não é consegue ser incorporada ao negócio, ao dia a dia da operação.

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