A ISO 9001: Visão geral da organização ISO.

Publicado em 30/11/2018
A ISO 9001: Visão geral da organização ISO.

Uma organização não governamental criada na Suíça no ano de 1946, sediada em Genebra, seu objetivo é fixar normas técnicas essenciais para o âmbito internacional, para evitar abusos econômicos e tecnológicos dos países mais desenvolvidos sobre os países menos desenvolvidos. Os membros desta organização são representantes das entidades de normalização em seus respectivos países. Temos como exemplo o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia), bem conhecido pela população brasileira. O trabalho técnico da ISO é conduzido por comitês técnicos, que aqui no Brasil é ao CB25, da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT. As normas ISO não são imutáveis, devem ser revistas e revisadas pelo menos uma vez a cada cinco anos. Até a década de 80 existiam diversas normas sobre a garantia e gestão da qualidade. Normas que deveriam ser cumpridas pelos fornecedores para que seus produtos fossem vendidos. Isso gerava muita confusão, pois para vender no mercado internacional o fornecedor tinha que se adequar às normas. Como o objetivo de acabar com a proliferação de normas da qualidade, a ISO criou o comitê TC/176 – garantia da qualidade que elaboro a ISO 9000. Estas normas forram criadas a partir de outras normas analisadas sobre o assunto.

No ano de 1987 foi publicado a ISO 9000 – Normas para sistemas de qualidade e a partir da versão 1994, a série ”ISO 9000” passou a ser conhecida como “família ISO 9000”. Sendo que o número inicia significa a norma, e o número que vem após os dois pontos ( : ) é o ano de revisão da norma. Vários países adotaram a série e passaram a utilizá-las em seu sistema de qualidade. Com a abertura dos mercados, a exportação torna-se mais fácil, bem como a entrada de novos produtos, aumentando a competitividade entre empresas locais e não locais, procurando adequar-se a exigência do mercado quanto à qualidade total. A família ISO, inicialmente era composta por quatro normas. Cada norma trata de um titulo diferente, que possuem suas particularidades e requisitos de execução. Esquematicamente, a série ISO 9000 pode ser vista a primeira norma a demonstrar os princípios basilares para construção de Sistemas de Gestão da Qualidade. Estabelece os fundamentos e o vocabulário da qualidade, para melhor entendimento na execução.

A Norma ISO 9000 é o ponto de partida, uma vez que ela fixa as bases para construção de SGQs (Sistemas de Gestão da Qualidade): fundamentos e vocabulário. Por outro lado, a necessidade de estabelecer um vocabulário é óbvia para qualquer ciência ou assunto; é próprio princípio de normalização técnica.

Deixar comentário
Fale com o consultor

Preencha o formulário abaixo com os dados requeridos para que possamos entrar em contato, a fim de ajudar você da melhor maneira.

    Não se preocupe. Suas informações estão seguras conosco.